17 de outubro de 2006

Pão de Canela com o Gladiador


Ontem de tarde fui à Fnac do Chiado comprar mais um livro do Astérix. Esta poção mágica está a comemorar 45 anos de existência e eu aproveitei o aniversário para refazer e reler a colecção em honra ao meu pai, porque a minha querida mana Marta foi semeando (é o verbo que ele usa) os dele pelos amigos ... O que é certo e sabido é que nunca mais deram à costa.

Larguei os habituais €10,80 e comecei a fazer outras contas de cabeça sobre o que haveria de fazer a seguir. A vontade de regressar a casa era zero.

(o que vale é que é nestas horas que o meu estômago se transforma, em perfeita sintonia com o cérebro, no meu conselheiro preferido)

Tal qual aconteceu na semana passada, prontamente me decidi a ir lanchar ao Pão de Canela, que é um cafézinho muito sossegado para onde eu vou muitas vezes esplanar. À medida que eu ziguezagueava pelo Bairro Alto em direcção à Praça das Flores, comecei a fazer o filme todo ...

"Como nem está muito frio, vou sentar-me cá fora para ouvir a chuva e sentir o cheiro da terra molhada do jardim. Hmmmm (pensativa) ... que é que hei-de lanchar? ... o belo do bolo de arroz será com toda a certeza. Logo vejo se acompanho com uma meia de leite ou chá".

O feliz contemplado foi um chá de camomila. Arrumei a mesa estrategicamente, refastelei-me na cadeira e dei início à sessão de leitura.

Partilharei de seguida o ritual (para vocês, se calhar ... mania) que faço quando lancho/tomo café seja lá onde for ... neste caso, será o ritual do lanche.
No que toca ao chá, que é sempre de camomila ou cidreira (mais cidreira, por acaso), nunca lhe deito açúcar, e desengane-se quem julgar que é uma mania de gaja que quer manter a linha, porque não é. Acho que o chá doce perde por completo a piada por não deixar que o paladar sinta o verdadeiro da sabor da planta, daí ficarem sempre os dois pacotinhos de açúcar em cima da mesa.
Ora, agora a melhor parte ... o bolo de arroz :) A grande mania, desculpem, o ritual consiste em debicar com os dedos e não trincar, como provavelmente, 80% das pessoas fazem. Uma andorinha que estava sentada numa mesa ao lado até comentou, "Então ... estás a estragar o bolo todo.", ao que eu me vi obrigada a explicar que aquilo era um ritual, e não uma descarga de nervos no desgraçado do bolo.


Só vos digo, meus caros, é do melhor ... aconselho! E, já agora, se alguém morar por essas bandas, avisem. Para a próxima, em vez de um Astérix, vou preferir companhia para tagarelar ...

Fiquem bem.

6 comentários:

Father R. Filipe disse...

Nice post...a mim é mais Tintin, tenho todos...são para o meu pequenote ;)

Sérgio Leal disse...

xiiiii como eu tenho saudades de ler asterix :) já os li todos mas é sempre bom reler...
e Bolo de arroz faz pelo menos 1 ano que nao como, se bem que eu sou mais bolo de noz do avenida ou natas :)
que pena que tenho de nao poder lanchar e tagarelar contigo ai :)
beijos

Anónimo disse...

eu é que nao moro por esas zonas,se não até fazia companhia
**

Anónimo disse...

Tenho saudades de morar por ali...mas apesar de já não morar a companhia pode sempre vir de mais longe;) ** Paulinha

El-Gee disse...

Porque...

...estou a ouvir os Become Not, pela primeira vez, no MySpace deles, recomendados por ti...

...adoro o Pão de Canela...

...adoro ir à Fnac do Chiado comprar livros...

...adoro chá sem açúcar, pela mesma razão que tu...

.compreendo perfeitamente o prazer imenso que pode dar debicar um bolo de arroz e sorver um chá quente, numa esplanada de Outono...

...Já cumpri mil tardes dessas, em que nos sentimos deuses das pequenas coisas...


...adorei este post.

Lolo disse...

A melhor esplanada do mundo? andas com saudades disto por aqui?? :D
beijinhos e abraços
<3