14 de outubro de 2006

Trilogia - A Quinta de Santiago ( I )

A Quinta de Santiago é O meu ninho.

Sebastião Clemente Lambelho é o meu maravilhoso avô materno e o criador desta quinta fantástica situada na Aldeia de Joanes, arredores da cidade do Fundão.
A semana que lá passei durante as festividades do IMAGO foi muito mais do que uma inspiração para escrever este post.


Começou como sendo uma quinta muito tradicional com uma adega no rés-do-chão, onde de vez em quando se faziam umas matanças de porcos (o grunhir desesperado dos desgraçados está bem presente na minha memória auditiva); um primeiro andar com um terraço que está colado ao salão que na altura só tinha vida nos dias mais especiais, três quartos, a bela da casa-de-banho e a cozinha que era a primeira divisão mal se entrava em casa; o segundo, e último, andar tinha mais dois quartos e três pequenos sótãos. Num pequeno anexo à casa, estavam as capoeiras e à volta só se via a horta, videiras, cerejeiras, castanheiros, figueiras e nogueiras. Nessa altura, os habitantes eram os meus avós (Sebastião e Elisa) e os três filhos (por ordem decrescente; Ana Maria, a minha mamã; António Manuel e Maria da Conceição).

Com o passar dos tempos e aumento da família, as exigências obrigaram a uma redução da vinha e, consequentemente, a um aumento da quinta. Na década de 80, a casa já abrigava dez elementos ... os meus avós, o meu tio, a minha tia com o ex-marido, a minha mãe com o meu pai (Fernando Maria) e os seus três filhotes (mais uma vez por ordem decrescente, Marta, Sara e Miguel). É óbvio que não tenho estado a incluir a bicharada. Havia de ser bonito!
Continuando ... a cozinha foi transformada em hall que passou a ser a passagem para uma mega kitchnet e como os avós e os papás querem sempre o melhor para os netos e filhos, decidiu-se abater mais umas quantas videiras para se construir uma piscina ...


... e por cima das capoeiras (que deixaram de o ser) fez-se um terraço com balneários e churrasco.


(papá Fernando a grelhar coisinhas boas ... topem-me o milho e o belo do tomate)

(cont.)

10 comentários:

Anónimo disse...

muito bem. identifico-me com o teu post porque os meus pais tambem têm uma quinta. por alguma razao tenho 5 caes. lol

falta-me é a piscina e o churrasco...ai que inveja.

Father R. Filipe disse...

Qd convidas??? Uma petiscada não??? Dá noticias. Bj

Anónimo disse...

E as belas das torradas de pão caseiro?Uhm...isso é que não está ao alcance de todos os que leram este post..al!!

Sara Lambelho disse...

Confirmo, sim senhor!

Privilegiados são mesmo aqueles que me visitavam nesses saudosos verões ... grandes lancharadas.

Mas a parte dos petiscos caseiros está destinada para a parte III desta bela trilogia.

Beijinho grande, amizade Mendocas :)

Anónimo disse...

Peço-te perdao pela invasao a este blog, mas nao resisti a visitá-lo depois de ver que tinhas um cantinho de escrita. Há conceitos e culturas que nos ligam. Que se há-de fazer?

É interessante poder ler algo sobre ti e sobre a tua familia. Nunca me revelaste grandes coisas. Mas sempre tiveste cara de quem tinha uma quinta e uma família grande.

É reconfortante saber que estás bem e sorridente (adorei o post do bolo de arroz). Um kiss muito grande de alguém que tem um carinho muito especial por ti, que nem o tempo, nem o espaço, apagou :)

besos desde la ciudad de las artes en españa :P

Sara Lambelho disse...

Ora ... quem tanto me elogia? Faça o favor de avançar ao reconhecimento. :)

Tenho a certeza que o sentimento será recíproco ...

:*

Anónimo disse...

Olá Sadie7

Sim, imagino que o sentimento seja recíproco. :P
A última vez que te vi foi no hi5, mas pouca conversa tivemos, porque entretanto deixei os fives ;)
Fascína-me mais poder encontrar este teu cantinho e ver-te crescida a falar das trivialidades da vida. Engraçado.

Acho que se aplica:
"Em todas as ruas te encontro
em todas as ruas te perco."

Encontrei-te, porém, mais uma vez. E espero voltar a encontrar-te mais vezes na vida. Mas sempre com boa disposição.

E claro, não te quero deixar em pânico com um anónimo... Identifico-me com um jogo:
1- Vivo e trabalho em Barcelona
2- Estudei artes visuais
3- Sou mais velho que tu
4- Geração Pearl Jam
5- Fizeste dos SY uma das minhas bandas favoritas.
6- Eramos uns ceguinhos por IRC
7- E sou do Porto.

Não me obrigues a dizer mais ;)
Besos e gostei muito de voltar a reencontrar-te.

Post Scriptum: Continua a escrever que sempre tiveste muito jeito.

Sara Lambelho disse...

Say no more, my dear friend ... L. Cordeiro/Black Angel ;)

Foi Barcelona que me passou a rasteira, fazendo com que eu não conseguisse atingir de imediato quem és.

Como o mundo é um verdadeiro T0, não é? Passados mais uns quantos anos, lá vieste tu mais uma vez "tropeçar" num cantinho meu.

Faz-me feliz saber que também estás bem ... e a viver em Barcelona :))

Beijo enorme!

P.S.: ainda guardo um exemplar das folhas com que nos correspondiamos por "snail mail" ... aquelas com a cruz de Sonic Youth no canto superior direito ;)

Anónimo disse...

o anónimo era eu. lol.

edward III

Anónimo disse...

Hola!

No canto superior direito??? Boa memória. Eu também tenho isso guardado... Mas nem sei onde :( Ah... Mas tenho uma baqueta do Steve dos SY que recebi de presente ;) Essa sei onde está. Está exposta no armário das recordaçoes no meu quarto do Porto :P

Bien, é sempre bom reavivar a memória. Prometo vir dar uma espreitadela de vez em quando aqui.

Foi bom voltar a "ver-te"!

Marco.