4 de novembro de 2006

Saudades e nostalgia ... só.

(sem qualquer ordem de preferência)

... de domingar, cumprindo todas as regras que se lhe aplicam.

... das jantaradas e serões caseiros com os amigos, que tanto preenchem a minha felicidade.

... de ser criança e das brincadeiras tão fantasticamente originais (eufemismo para patêgas) que tinha com os meus primos.


... de fechar-me uma manhã e tarde inteiras na cozinha a preparar comidinhas boas aqui para casa, e também para as de alguns amigos.

... da paisagem escarpada, calma, inspiradora e tão pura dos fiordes noruegueses ... de contemplar, em alto mar, uma meia-noite que teimava em não escurecer.

... das férias de inverno com a minha família em conjunto com as famílias Taborda, Pignatelli e Salvado, em Andorra. Aaai! Que saudades tenho daquelas pit stop (bem merecidas) no cimo do Cubil para beber o belo do chocolate quente ...
... dos verões em que a minha quinta se enchia de amigos para tomar uma banhoca ... sim, e também tenho saudades dos lanches que (vos) lhes fazia.

... das rambóias disparatadas durante a Queima das Fitas, em Coimbra ... quando o meu David ainda era um barrilzinho. (É com carinho, sabes bem, Amizade.)


... daquele momento, nos meus 7/8 anos em que me apaixonei pelo Top Gun ( = Tom Cruise) e Dirty Dancing ( = Patrick Swayze) que vi, revi e voltei a ver e revi uma vez mais, na vizinha quinta da minha prima Elsa.

... das histórias cómicas da fictícia Maria Catrapona que a minha tia São contava.
... dos saudosos serões televisivos de MTV em que absorvia por completo o Ray Cokes e o 120 Minutes, que me deram a conhecer bandas tão boas.

... de sentir pela primeira vez, aos 14 anos, butterflies in my stomach (como eu adoro esta expressão!) com um rapaz. O namoro de verão que hoje me deixa feliz não ter ficado enterrado na areia. (Beijinho muito grande, Ricardo).

... da sólida aliança feminina formada por mim, Mónica, Marta, Adriana e Filipas durante os anos da Preparatória e Secundária.

... de ver o meu pai voar ... ... ... ... ... ... ... ... de quando ele nos visitava no cessna 337 ("o que tem dois rabos", como eu costumo dizer) e rasava a quinta beeeeeem baixinho, a balançar as asas para nos dizer "Olá". Eu e os meus irmãos ficavamos completamente doidos, porque ele não se ficava por uma passagem só. Então corriamos a quinta toda até perder o avião de vista.

Acabo de dar sinal verde para a barragem fazer uma descarga, apesar da minha lista mental ainda ser extensa ...


We made our choices
Went separate ways
But I still love you
When I recall those days
When we were together
And we thought
We would fight forever ... together
I guess we choose the best for us

Segui uma rota, ou um caminho supostamente, principal ... meti-me em atalhos, fiz desvios, hesitei nos cruzamentos, desconfiei das autoestradas ... Apercebo-me claramente que a atitude mudou. O caminho é o mesmo ... no entanto, percorro-o com outros olhos. Deixei a bússola de parte. Descobri que é bem mais enriquecedor andar ao sabor do vento, deixar levar-me ... só.

9 comentários:

Anónimo disse...

Uma grande amiga indicou-me o seu blog, mostrou-me o caminho e desde então venho cá com minhas próprias perninhas, adoro sempre! :) Lindo post este também! Me fez recordar as palavras do escritor brasileiro Coelho Neto: "A casa da saudade chama-se memória: é uma cabana pequenina a um canto do coração." Parabéns e obrigada por este cantinho mágico! Abraços do Brasil, Helô.

Anónimo disse...

E foi um belíssimo percurso que fizemos juntos; fica uma recordação "quentinha", para sempre.

Um carinho especial que, em vez de se apagar, se tornou mais forte com o tempo, porque tratou de apagar o acessório e deixar o fundamental: um amor muito, muito forte e especial. Hoje só tem formas e adjectivos diferentes. É o mesmo, no entanto... só esteve num casulo durante algum tempo e agora voa por aí, livre.

E, mesmo depois deste tempo todo, continuas a ser uma inspiração! Porque sempre o foste, na minha procura de ser uma pessoa melhor.

De quem te provocou as "butterflies" há 12 anos atrás, e a quem tu as provocaste, também, um grande beijo, Sarinha.

Com um enormíssimo orgulho em ser teu amigo,

Ricardo.

Sara Lambelho disse...

Um grande bem haja pelas vossas palavras tão doces.

O meu ego bateu no tecto. :)

Beijo muito gordo!

My dear, dear friend ... Love never dies, just falls into disarray ... never fades away. :)

Anónimo disse...

"No fundo, é isso, a solidão: envolvermo-nos no casulo da nossa alma, fazermo-nos crisálida e aguardarmos a metamorfose, porque ela acaba sempre por chegar"
[August Strindberg]

Querermo-nos sós é uma atitude consciente de mudança. Se tens asas de andorinha, voa... para onde quiseres!

Bjocas* Marco (bcn)

Anónimo disse...

tanta nostalgia "lambelha"! houve lagriminha no antes, no durante ou no fim da escrita destas passagens? hahaha
uma beijufa no rabo

Anónimo disse...

Bela foto de família! Que saudades destes tempos loucos...Para quando um repeat?Será que estamos a ficar mais velhos e com falta destes encontros? Lembro-me de aos fins de semana, enchermos as mesas quase todas do Costa...e se ele ficava fulo por não consumirmos!! E as brutais passagens de ano na quinta dos Salvado, na tua casa da CGD, as ramboiadas na quinta do Caçula, e...enfim tanta coisa...até eu fiquei com a lágrima no canto do olho!!
Beijinhos muito grandes!
Será que te lembras desta? "Yeah chinese!"

Sara Lambelho disse...

Para que não haja confusão ... "barragem" deve entender-se como "olhos" e não "bexiga", como alguém comentou comigo. :P

APC disse...

Muito bonito!
O passado a enriquecer-nos as memórias, e presente vivido a cada passo que se liberta a caminho do futuro.
:-)

Anónimo disse...

Essas tardes de verão na quinta..das quais eu ainda fiz parte (Pita..pita..pita..) eheh...as torradinhas com o leite com chocolate! Oh que saudades.. E apesar de já não ser do tempo de ver o Tio Fernando a voar (pelo que tenho muita pena de ter nascido em 87) a maneira como escreveste essas saudades de "ver o meu pai a voar..." acredita que também teve um efeito bastante "lamechas" em mim... Gostei sim sra :) Paulinha