5 de outubro de 2007

I feel so high the sky I scrape ...

Dear Sara Martins
Congratulations you have been accepted for a place on our Cabin Crew training course and subsequent employment with Workforce International contracted to Ryanair.


E pronto ... assim se dá o início à realização de uma pancada que me assaltava o espírito há bastantes meses.
Há que referir que bichinho da Aviação corre-me nas veias desde que me lembro de existir ... Ele era o pai Fernando, o piloto mais lindo e dedicado que a Força Aérea alguma vez teve e que ainda chegou a espalhar toda a sua magia na falecida Air Atlantis; ela era a tia Fernanda, qual mulherão que foi das primeiras mulheres pára-quedistas, assim como das primeiras a ser brevetada, que existiu neste país nos Anos 70; ele era o primo Nuno que também foi pára-quedista e que ainda chegou a ser largado borda fora do avião pelo meu pai; ele é o mano Miguel que nunca quis ser mais nada na vida senão piloto (qual bombeiro ou polícia), é de há dois anos para cá um miúdo brevetado, está a concluir o curso de Piloto de Linha Aérea e quando o fizer, a TAP (de momento, a companhia ele mais ambiciona) que se ponha a pau com ele. Enfim, uma família that was (really!) given to fly!

E eu? Depois de sonhar que haveria de ser Jornalista para entrevistar (e saltitar de concerto em concerto ... qual roadie de) todas as bandas de música que eu mais adoro, assentei os pés no chão e aos dezoito anos achei que devia ser Tradutora de filmes, séries e livros (já existentes e que haveriam de surgir). A meio de um curso muito sofrido e ignorado (confesso) descobri, nos textos técnicos sobre Aviação, que fazia todo o sentido entrar na área. Seguiu-se um ano e meio de back-office na TMN onde, acima de tudo, aprendi a ser responsável no que toca a cumprir horários e a fazer o desmame financeiro dos pais. Mas andorinha que é andorinha não gosta de sentir-se engaiolada, por isso, chutei para canto e saí de lá com duas enormes amizades chocadas ... a minha Patrícia e o meu Rosinhas. Foi com esta flor tão catita do meu jardim que ainda concorri para Assistente de Bordo para a TAP no ano passado. Qual grunha, fiquei logo para trás nas primeiras entrevistas porque não estava preparada para as exigências de imagem que a Companhia tanto apregoa. 'Traquilo, no pasa nada!'. Depois de um jantar a quatro (com o Rosinhas como elemento fulcral), a sorte levou-me à Portway para me maravilhar com os preciosos deveres de uma Técnica de Assistência em Escala, mais conhecido como Assistente em Terra ( ... ou como alguém achou piada quando o nome soou a Assistente En'Terra).
A minha formadora bem avisou no primeiro dia de Formação ... Assim que sentirem o cheiro do querosene, vão ficar viciados e não vão querer mais mais nada na vida. ... E pois que a senhora tinha toda a razão! Com o cheiro; com os passeios frenéticos aeroporto afora; com os nascer/pôr-do-sol lindos na placa; com as aterragens e descolagens de tanta andorinha mecânica; com o sentimento único de estar na placa e maravilhar-me com a grandeza de um Boeing 777 ou 747; com os check-in's, sobretudo, da minha querida TAAG; com o deslumbramento de ver as Tripulações abrir a porta do avião; com o teste do stress e paciência ultrapassados ... E com imensas mais coisas, explodiu a fulminante vontade de deixar o chão.
Em Agosto, a incansável insistência do Pedro Amaro (colega da Portway) fez-me preencher um formulário de candidatura para Assistente de Bordo para a Ryanair. Fiz-me à pista sem medo, qual espasmo divino provocado por uma Hard Sun, um trailer soberbo de um filme com uma história brutal (Into The Wild) musicada por uma banda sonora para além de inspiradora. Fui à entrevista e fui aceite! Seguem-se um curso de 5-6 semanas no Porto e meses fora do país até eu me fartar.

Eu bem dizia ... filha de Andorinha tem que saber voar.

I am now, a human being given to fly!


22 comentários:

Zé Maria disse...

Parabéns!
Eu disse-te que tinhas perfil.
Adorei este post, bem como a cantiga.
Boa sorte! Coragem.
ZM

DRC disse...

Parabéns!

Boa sorte para o curso e depois... voa andorinha voa!! :D

Sara Lambelho disse...

Meu caríssimo ZM,
Se bem que me esqueci de referir no post (porque foi aí que me deu para esperar que a TAP abrisse concurso para concorrer para bordo pela primeira vez), lembro-me bem da inesperada pergunta que me fizeste enquanto 'picávamos' gelo naquela cascata em Gredos ... Como é que nunca te deu para seres hospedeira? Acho que tens perfil.
:)

Obrigada!

Não menos caríssimo Eduardo,
(também tu enorme entusiasta da Aviação)

Um não menos sentido Obrigada!
:)

pessegopensador disse...

parabéns bebé!!

temos que ir comer um brownie para comemorar isso ehehe

***
zip

Anónimo disse...

Quanto orgulho se pode ter por ver um amigo agarrar os sonhos??

Não podia ter mais orgulho e etar mais feliz por alguém.

VOA ANDORINHA!

Given To Fly disse...

Linda! Parece que deste finalmente a tua "guinada" :D Fantástico!!

Muitos parabéns.... estou a ver que um dia inda vais fazer "equipa" com o teu mano!!

Muitos parabéns e uma grande beijoca ;)

Navajovsky disse...

sendo leitora fiel do teu blog (nao,nao me conheces =) ),que alias em muito me influencia,por acha-lo delicioso, desta vez até mesmo eu vou comentar:

Caramba,parabéns

Sara Lambelho disse...

Escrevo isto ao som da Hard Sun, que segundo o meu Last.Fm já rodou 112 vezes aqui em casa ... (com esta será a 113ª)
Isto faz-me lembrar uma afirmação da Björk há uns anos atrás ... Quem conseguir ouvir uma das minhas músicas mais do que 100 vezes, num curto espaço de tempo, é porque gosta realmente da minha Música.
Eh pah ... e esta música ... não sei ... não há um adjectivo à altura para a descrever, nem para descrever o que provoca em mim. Isto para dar início à resposta a este comentário de uma menina com um nome Russo (sim, já fui focinhar o teu blog ;)).

-------------------------

Caramba, digo eu!

É isto que, presentemente, acho lindo na minha Vida ... Ser surpreendida com pequenos pormenores (os melhores, sem dúvida!) e derreter-me por completo com eles. Os amigos podem dizê-lo imensas vezes (e eu até vou absorvendo), mas é com um 'pequeno' comentário de um 'estranho' que eu sinto que existo porque lhe provoquei algo.
(entretanto a Hard Sun já tocou mais 3-4 vezes)
Não sei se é fruto deste meu estado de espírito, mas ... CARAMBA! Sinto-me tão bem ... comigo, com todos e com tudo!

Sabe bem ... once in a while. :)

Bem haja!

miguel taborda disse...

a felicidade é mais que muita, mas tenho que confessar que também doí no coração... sinto-me, possivelmente, como o meu pai se sentiu quando me viu a vir para lisboa... VOA, VOA, VOA, mas não te esqueças do ninho nem de nós. beiiiiiiiiiiiijos

Sara Lambelho disse...

Teco I Love You ... ohh, pensa assim ... Catrino, agora é que vai ser somar canecas à minha colecção. ;)

Beichhhhinhos!

Anónimo disse...

Fosgasse, fico montes da bueda fixe altamente contente por ti!!Mas como o Tecão disse, não te esqueças do ninho nem dos amigos, mesmo daqueles que estando na santa terrinha leem todos os dias as novidades dos picagelo...penso que a crise do tlm perdido foi amplamente suplantada!E com estes dois palavrões eu me despeço...Beijinhos do casal Mendonça!!

Marta Encarnação disse...

Suspirei e respirei fundo...que bom ver os amigos vingarem sonhos!!E o teu além de pertencer ao cerne e história familiar, cresceu contigo, está-te no sangue mulher!!...corre-te nas VEIAS!!!Sarita o céu é teu...voa nele, espalha a tua magia, brilha no novo mundo!
Muitos Parabéns e força!!
Um sorriso e uma beijoca,
Marta

andre_amaro disse...

Fogooo, que grande spataculo!!! muuuiiiitos e mais de muitos parabens, fico mesmo montes de bueda contente por ti pah!! vá, vai aqui um link para uma musca de uma banda pinderica qb mas o refrão nao me sai da cabeça desde que soube da noticia:

http://www.youtube.com/watch?v=VDCvlg0g0to

Voooaaa Voooaaaa

Sara Lambelho disse...

De baixo para cima ... para ser diferente vá.

Caçulicho
Fónix ... o vocalista de Quinta do Bill lembra-me sempre o Milho ... (fonix, não me perguntem porquê).
Esta música não costumava passar no English? ... ou será que era nas Queimas de Coimbra?
Obrigada, borracho.

Marta Heléne
Um grande bem haja, minha linda.
Como dizia o outro ... Some things were really meant to be.
:)
Beija gordinha!

Ao casal Mendócas
Nunca me esqueço ... I'm still (G.I.) Jenny from the block!
:P
Aquele abraço.

(ao pardalito que me veio p'raqui com um comentário a transcrever o Hino, o qual eu apaguei ... Isto é um momento íntimo com amigos ... quer-se dizer ... foi amplamente inconveniente. =))

xico ao quadrado disse...

Boa sarilho!!Parabens!

Beijos e abraços

Sara Lambelho disse...

Uma valente beija, meu picôtor.
:)

Anónimo disse...

Bem, ao ler tal Post, n posso fazer nada mais, do k dar os sinceros parabens por mais esta tua nova "vida".. Nao vai ser facil, isso te garanto, vais kerer desistir, revoltar-te, e voltares ao "Ninho", mas knd passares essa 1a fase, vais ter um sentimento de dever cumprido, e vais reparar k voar esta no sangue..
Bem Vinda Ah RyanAir, e k td te corra bem!

P.s- Sim, sou o Caramelo k apareceu no Dia da tua entrevista, armado em parvo ah procura de colegas de trabalho, lol

Beijao para ti!

Sara Lambelho disse...

Que bonito, deste com o meu 'ninho'. :P

A resposta já foi dada pela outra 'via', mas faço questão em agradecer-te uma vez mais pelo feedback. É precioso! :)
Obrigada!

p.s. É lixado comunicar com o 'ninho' num teclado sem acentos, não é? ;)

Beijo gordo ... também ele mais um.

Mónica disse...

"I sound my barbaric yawp over the roofs of the world." - Uncle Walt again

Pareceu-me uma citação mais que apropriada...

YAAAAAAWP! ;)

***

Filipe Feio disse...

Parabéns!!! :)

Anónimo disse...

Ola :D
Gostava de tirar umas duvidazinhas contigo se fosse possivel :)

Adiciona-me no msn: lenita1415@hotmail.com

Cya
*

Anónimo disse...

Admito que já não visitava o teu ninho há bastante tempo...vou sabendo das coisas pela tia Glória ;) mas por aqui tem de facto muito mais piada! Fico mesmo muito contente por já teres encontrado "plano de voo" :P e a maneira como escreves as coisas...fascina-me ;) Como dizia há quase um ano...uma prima tipo ídolo :P (ihihi) beijinhos e boa sorte! Paulinha