26 de janeiro de 2009

Ontem

Ontem, no meu último dia de earlies fiz um difícilimo Treviso-Wroclaw, que é como quem diz ... Veneza e uma terreola qualquer na Polónia.

A crew: dois pilotos (convém), Julija (N.1); eu (N.2); Hugo (N.3) e Rebecca (N.4).
Julija e Rebecca na parte da frente do avião, eu e o Hugo atrás.

Média de passageiros em cada vôo ao longo do dia ... 70. É muita gente! Embarcar 70 andorinhas num passarão que aguenta com 189 é de facto muito difícil.

No primeiro sector (Charleroi->Treviso) até estivemos ocupaditos. É preciso contar o bar e ver se o cartão confere com o do catering.
Em voos de 1h20m, com o serviço de bar e tudo mais, há coisas que se tornam numa verdadeira aventura ... mas eu e o Huguinho lá nos safamos.

Segundo sector (Treviso-Charleroi) ... Uma trabalheira. Eu e o Hugo quase que suávamos com tanto pedido.
Como o serviço demorou dois minutos (se tanto), a Julinha achou que devíamos descansar um minutinho. Não imaginam como certos minutos de descanso, por vezes, se tornam demasiado longos.

Então, o Hugo decidiu trabalhar mais um bocado ...

... e eu decidi sentar-me na janela oposta a ler o Into The Wild que o Ale me ofereceu no Natal.

Chegámos a Charleroi onde o frenesim era evidente na fotografia ...

Siga para o terceiro sector. O embarque mais complicado de todos! 47 passageiros que acharam que a porta de trás estava demasiado longe e eu até compreendo ... Andar 40m (comprimento do nariz à cauda do Boeing 737-800) a puxar um trolley é realmente muito chato.
Então, decidi ocupar o tempo nisto ...

[CST indica que o avião é bem velhito, o mais carcaça em que voei desde que cá estou)]

[Nos briefings, quando me destacam para ser N.2, tenho sempre o ritual de escrever no roster a 'matrícula' do avião, a duração dos voos e o número de passageiros. Sou o único N.2 que o faz ... Sim, sou uma gaja muito profissional!]

[Como não estava a fazer nada mesmo, decidi rever os procedimentos de segurança para os passageiros. Eu e o Hugo concordámos que toda a gente há-de saber interpretar o quadrado amarelo, na última tira da direita, como 'verificar as condições interiores e exteriores' antes de abrir as portas de emergência das asas.]

Fechámos as portas e lá fomos para Wroclaw (que ninguém aqui consegue pronunciar, a não ser os polacos).
A fotografia que se segue é a paisagem do terceiro vôo.

[1/3 dos passageiros até se deu ao luxo de ficar numa fila só, que é uma bela de uma cama quando não há nada mais confortável à mão.]

Mais uma descolagem ... mais uma rotina ... mais trabalho ...

[fiquei a saber, com este jornal italiano, que um T4 em Veneza pode custar a módica quantia de 900.000,00€]

[ ... versão Capuchinho Vermelho]

[ ... versão Peter Pan]

[ ... versão Hannibal da Zona J]

- Com'é, puto ... vamos trabalhar mais um bocado?
- 'Bora ... (com um sotaque nortenho)

Sentámo-nos à janela e decidimos explorar os fenómenos da aviação ...

[o círculo tipo arco-íris que está no centro da fotografia não é ilusão da janela, mas sim o resultado do reflexo do sol nas nuvens projectado pelo avião]

[foi tanto o tempo que estive há janela que contei uns quatro aviões a passar por baixo de nós ... um deles, tão pertinho que deu para identificar que era um KLM]

Como se o tempo sem fazer nenhum no avião não chegasse, aterrámos em Wroclaw 1h10m antes do suposto. Uma hora é muito tempo e significa que o check-in nem sequer tinha fechado ... e se o check-in ainda não tinha fechado, não podíamos começar o embarque.
Esperámos que o Comandante verificasse o avião.
Que chatice ... estava mau tempo e o Comandante obrigou-nos a ir dar uma volta.
A Julija e a Rebecca quiseram ficar.

[nos aeroportos da Polónia, quem faz a segurança não são os Securitas, mas sim os militares ... aquilo mais parecia a tropa! (como dizia o Telmo do Big Brother)]

[estivemos no convívio (a fazer a fotossíntese possível) no cantinho dos fumadores com o pessoal de terra e, enquanto o Hugo fumava, bati mais uma chapa ao nosso bebé]

[brincámos por um bocado aos carrinhos de choque ... ]

Descolámos com dez minutos de avanço ... aterrámos com quarenta ... Com um bar perfeitinho e um avião impecavelmente arrumado.

No fim deste dia tão excelente, ninguém se atreveu a dizer aquilo que é costume depois de um vôo de earlies ... Estou que nem posso, quero ir para casa dormir!

4 comentários:

Anónimo disse...

Hey, calma lá!!! Esta tuga não só sabe pronunciar Wroclaw, como já lá esteve! :twisted:

A Polónia e a particularmente a Silésia são bem fofinhas. Hei-de lá voltar um dia.

Nota: Se o Peter Pan quiser, estou disponível para o receber em reunião e podemos efectuar um upgrade à minha formação sobre crowdsurf a 10000 de altitude. =)

Bejufa

Sara Lambelho disse...

Por acaso, até atinei com o nome, mas aqui os tugas costumam dizer que vão aos 'bróculos'.
Lá de cima, a zona parece ser bem fofinha, de facto.

E sim, este crowdsurf teve muitíssimo nível!
Na primeira que lhe tirei, o gajo parecia a rapariga do Dirty Dancing 'em cima' do Patrick Swayze ... muito gay.
Então, repetimos e ficou bem catita.

Besos chica!

Vasco disse...

tu vê lá!!! não te mates a trabalhar dessa maneira!!

...dizem que não dá saúde <_<

*

Sara Lambelho disse...

Precisava era de mais dias assim!
No meio de 300 e tal dias de voo, ter um que não se sente no lombo é muito raro. Há que tirar partido deles. ;)

[*]