26 de fevereiro de 2007

... and the Oscar goes to ...

Aviso!
Este post contém linguagem considerada obscena. Para quem possa ser sensível, aconselho vivamente que os olhos não percorram mais uma linha que seja ... Estão avisad@s.
. . .

O Oscar para Melhor Argumento Original vai para ...

Trent Reznor e Nine Inch Nails na promoção do novo álbum Year Zero a ser lançado dia 17 de Abril próximo.

Argumento Original para descrever a puta da Genialidade Deste Homem é muito pouco, se não mesmo ... nada! Vinte e sete anos de existência e não me lembro de nada assim. Palavra de honra. Quando julgamos que a música já está mais do que inventada e que os mecanismos para a divulgar se baseiam única e exclusivamente em sucessivos copy/paste de umas bandas para as outras, aparece-nos à frente um Gajo que, para promover o último álbum da Sua banda, caga por completo nos habituais meios de marketing e o que é que Ele faz? Usa a Arte! A Arte, meus caros ... como eu nunca vi ser usada antes no mundo da música.

Como não sou profissional do jornalismo, achei por bem ser vulgar e fazer um belo de um copy/paste de uma reportagem sobre o assunto. Por Deus, é de enorme valor ler isto ... Até é uma reportagem bastante comestível ... e a Genialidade merece ser mostrada.

Pode ler-se no IOL:
NIN: as teorias da conspiração de Year Zero
Lançamento do novo álbum apoiado por campanha elaborada
2007/02/16

"Year Zero" é o nome do próximo trabalho dos Nine Inch Nails, a editar a 17 de Abril nos Estados Unidos (em Portugal deverá chegar em Maio), e será um álbum conceptual centrado na ideia de um mundo alternativo (ou não) e apocalíptico, controlado por um regime ditatorial.
Na antecipação ao lançamento do disco, foi lançada uma elaborada e criativa campanha de promoção que inclui, entre outros, mensagens subliminares nas t-shirts da digressão europeia, sites feitos à medida do clima de 'fim do mundo' de "Year Zero", e até uma nova música em mp3, supostamente encontrada na casa de banho do Coliseu dos Recreios.

Segundo a MTV, tudo começou no merchandising vendido no dia do primeiro concerto dos Nine Inch Nails em Portugal. As t-shirts da praxe serviriam para mais do que uma demonstração de fidelidade ou apreço pela banda. Na lista das cidades visitadas pela tournée, destacavam-se algumas letras que, juntas, formavam a frase «I Am Trying To Believe» (Estou a tentar acreditar).

Pura excentricidade de Trent Reznor? Nada disso. (eu continuo na minha, é Genialidade, meus amores!) Bastou alguém procurar a dita frase no Google e cedo se descobriu que o lançamento do novo álbum dos NIN irá ficar marcado na memória dos seus fãs, nem que seja pela originalidade. (originalidade o ca****o! ... Genialidade)
Em
IAmTryingToBelieve.com, os visitantes são informados acerca de uma droga, Parepin, e de um estranho fenómeno chamado "The Presence".
O site de fãs dos Nine Inch Nails, EchoingtheSound.org, descobriu depois novas páginas na Internet que compõem o universo apocalíptico criado por Reznor.

Entre elas constam AnotherVersionOfTheTruth.com,BeTheHammer.org ou ChurchOfPlano.com.

Sobre esta autêntica teoria da conspiração engendrada por Reznor, o mentor dos Nine Inch Nails disse em comunicado:

«O álbum será mais do que um simples álbum (...) A primeira parte é "Year Zero". Disco conceptual. Dezasseis faixas. Do que trata? Bem, tem lugar daqui a cerca de 15 anos. As coisas não estão boas. (...) O mundo atingiu o ponto de ruptura - política, espiritual e ecologicamente. Escrito do ponto de vista de várias pessoas, "Year Zero" examina as diferentes perspectivas confrontadas com a verdade».

Já anteriormente, Trent Reznor havia-se referido ao novo disco como «a banda sonora para um filme que não existe».

À parte deste universo paralelo parece estar "Besides You In Time", o novo DVD ao vivo, que chega às lojas a 26 de Fevereiro. (Ou seja, hoje! Se alguém estiver com problemas em gastar dinheiro, eu dou uma ajudinha com todo o gosto.)

Depois desta reportagem, apareceram mais sites e um par de músicas por aí a fora ...

Como nada feito por Este Homem é feito ao acaso, hoje (dia de entrega dos Óscares) eis que aparece um novo, e nada irónico, site e uma música nova In This Twilight ... Trent Reznor num registo arrebatadoramente melódico que quase me matava na primeira ouvidela e me fazia chorar na segunda ... enfim.

... é Arte amiguinh@s! ... Isto é A-r-t-e!

Como acho que é fofinho aprofundar-se o conhecimento, aqui fica um link muito explicativo e azadinho sobre este maravilhoso (e genial) puzzle ... NIN Wiki, Try so hard to make the pieces all fit.

2 comentários:

Anónimo disse...

YOU HAVE A VOICE
HOW ARE YOU GOING TO USE IT?

FOR TRUTH
Art is witness. When the government wiretaps and spies on its own
people, people become afraid to speak the truth.
SPEAK THE TRUTH

FOR UNITY
The artist shows what everyone is thinking. The government wants
people to feel isolated and alone. A stencil in a public place says,
YOU ARE NOT ALONE

FOR POWER
The government wants you to think you are powerless to act.
YOU CAN ACT

This doesn’t mean it’s easy. This doesn’t mean no one died. But
governments cannot survive shame. A government can jail people,
deny them votes and power, but when a million people no longer
believe in that government, it will tremble. That million will breed
another million and some of them will be judges and soldiers and
cops. A house divided cannot stand.

GOVERNMENT REQUIRES THE CONSENT
OF THE GOVERNED
If the American people stop believing in this administration,
it WILL fall.

por isso:

You have set something in motion
Much greater than you've ever known
Standing there in all your grand naivety
About to reap what you have sown

Time will feed upon your weaknesses
And soon you'll lose the will to care
When you return to the place that you call home
We will be there, we will be there

Sara Lambelho disse...

O comentário perfeito, Solinho.

Let's spread The Word, brother! :)

Beijão do oleoso, como aquelas maravilhosas bifanas com uma imprial à porta do Coliseu ... ehehe.