29 de junho de 2007

A minha TAAGuezinha ...


Estou quase inconsolável ... Não completamente, porque a vida no aeroporto nunca pára e há muito check-in, embarque e desembarque para fazer. E desde que começou o verão ... ui!

Já o tinha escrito antes. Fazer check-in a passageiros que viajam pela TAAG (de Lisboa para Luanda e de Lisboa para São Tomé e Príncipe) é a coisa que eu mais gosto de fazer. Têm bagagem que nunca mais acaba, é um facto. Bagagem fora de formato então nem se fala ... Ele é pára-choques, conjunto de pneus, coroas de flores, comida congelada (num vôo que tem uma duração de oito horas), fraldas, vasos que quase dá para plantar sequóias (exagero, eu sei), tábuas para passar a ferro ... enfim. São raríssimos aqueles que não têm excesso de peso. E quando falo em excesso de peso, não são nem um nem dois quilos ... é dos cinco quilos para cima. Cada quilo extra faz um belo rombo de €10 na bolsa, por isso, façam as contas. MAS ... o contacto com o passageiro é maravilhosamente humano e descontraído. São quatro horas em que me delicio a ouvir histórias, muitas tangas e tristes lamentos. É, também, nessas quatro horas que me passam à frente dos olhos as manhas mais extraordinárias para se fugir à terrível cobrança do excesso de peso.

Quando cheguei ao aeroporto por volta das seis horas da tarde (para fazer o dito cujo check-in da TAAG para Luanda), um dos meus amiguinhos deu-me a triste notícia que a Comissão Europeia decidiu, hoje, proibir a TAAG de voar no espaço aéreo europeu a partir de 6 de Julho, julgo. Como se não fosse mau o suficiente e, hoje também (horas depois da primeira notícia), um avião da TAAG falhou a aterragem no aeroporto do Mbanza Congo e embateu num prédio, tirando a vida a umas quantas pessoas e ferindo uma porradona de outras mais.

E agora? A partir de dia 6 de Julho, quem é que me vai fazer estar no aeroporto às 4:30 da manhã para desembarcar os passageiros que vêm de Luanda? Mais ... que outro vôo é que me vai proporcionar umas quantas viagens de autocarro às Plataformas Juliet ou Lima? Quantas vezes mais vou poder estar acompanhada com sete ou oito colegas a fazer check-in para o mesmo vôo? Onde vão estar a minha Elguinha e Ana da TAAG, Sr. Bastos e os seguranças que tanto nos facilitam o trabalho? Quando é que volto a fazer o check-in da bagagem da tripulação mais vistosa e que tem a farda mais catita que desfila naquele aeroporto? Quando é que volto a ver em cima da secretária do escritório do staff da portway as checklists e as mensagens de vôo do DT652/DT653 ou mesmo os Flight Coupons que nem sempre batem certo com a contagem final de passageiros?

Caramba, que companhia aérea vai equilibrar o meu stress laboral sem a minha TAAGuezinha que eu tanto amo de coração?

4 comentários:

Anónimo disse...

O facto de falharem aterragens talvez tenha alguma coisa a ver com a C.E. os proíbir dentro do espaço europeu...
Zé de Camarate

DRC disse...

Já há algum tempo que um passarinho (fêmea) tinha-me dito que 81% dos pilotos da TAAG tinha chumbado no exame para o novo Boeing 777, e agora esta "estupidez" do piloto que causou o recente acidente, não foi surpresa. Aposto que se tivessem adquirido Airbus que já não ficavam proibidos de voar sobre o espaço aéreo da UE, apenas dos EUA (enfim guerras económicas)

Sobre a "próxima" companhia, é como diz o anúncio, "muda de ice tea!!" :P

Sara Lambelho disse...

Boa ... ainda não tinha pensado no assunto dessa maneira. Acredito realmente que esse motivo até possa ser uma ajuda para tal decisão. Enfim ...

Tenho os vôos do TACV desde o início de Junho, mas não é a mesma coisa. :P

L.G. disse...

menos mal: http://diariodigital.sapo.pt/dinheiro_digital/news.asp?section_id=6&id_news=83808
Bjs