20 de setembro de 2007

MTV 2

A música que se segue é, para mim, a banda sonora perfeita para acompanhar as imagens e linhas escritas neste post ... se quiserem ficar com o nózinho da nostalgia na garganta como eu fiquei quando o acabei de ler.



Foi deste saudoso grafismo dos bons tempos de MTV de que falei no post MTV 1

A banda e a música são evidentes. Na imagem e com uma flanelinha liiiiiiiiiinda (!), Marc Jacobs, estilista nova-iorquino responsável por tornar este video tão grunhamente fashion. Julgo que foi filmado em 1993 quando o próprio se tornou reconhecido com a 'Grunge Collection' criada para um outro estilista, Perry Ellis.
Esta é a segunda música que conheci de Sonic Youth.
E quem é a Sugar Kane, quem é quem é? ... É esta Senhora.
Para ver o original ... aqui.

Eh pah, não faço ideia porque é que gravei este. (talvez por ter sido uma das bandas da Lollapalooza '92) É, provavelmente, um dos motivos pelos quais o meu pai não achava grande piada às noitadas de Domingo que eu e a minha irmã faziamos ... digo eu. Um video, sem dúvida, muito ... acelerado.
Para dançar à heavy metal ... aqui.

Ai ... Este adorei recordar e foi uma surpresa! Quando os Stone Temple Pilots apareceram deu-me um ataque de fúria, porque os achava um autêntico copy/paste de Pearl Jam. Felizmente, não tardei em ceder a minha enorme paixão por eles. Ao ver o video passei-me ... Tinha-me esquecido por completo que o Scott Weiland, na segunda parte da música, canta o Think you're kinda neat, then she tells me I'm a creep ... Friends don't mean a thing, guess I'll leave it up to me uns quantos tons mais acima, como fez no Unplugged e que na versão original do Core deu-lhe para manter o tom.
Que desperdício de homem, meu deus ...
Para babar ... aqui.

Este considero uma preciosidade. A Addicted To Love do Robert Palmer, interpretada pela doce Kim Gordon no projecto Ciccone Youth no qual os Sonic Youth se divertiam a fazer covers de músicas assim para o retro. Sou muitíssimo fã da Into The Groove(y), da versão original da Madonna!
Para recordar ... aqui.

Ui, mas que belo flash! estes senhores alemães fazem-me recordar a chegada ao Fundão de dois irmãos; o Carlos, mais conhecido como Espanhol e a linda Patri, obviamente conhecida como Espanhola. Foram eles os responsáveis pela onda vanguarda que revolucionou a 'moda' Indie no Fundão (qual cidade sempre muito à frente no panorama musical) e também por introduzirem, de forma paralela ao que já se ouvia na MTv, bandas como Pixies, Bauhaus, Joy Division, Dead Can Dance, The Stone Roses, Nick Cave & The Bad Seeds (que a Patri amava de coração), Blur, P.J. Harvey, etc ...
Jamais, mas jamais mesmo (!), olvidarei a coreografia que se fazia nessa altura quando uma destas bandas passava nos bons velhos tempos de English (para quem não conhece, A discoteca do Fundão).
Acho que só cheguei a conhecer, e a gravar, esta música. O vocalista, Blixa (nome que eu achava giríssimo), fazia parte dos The Bad Seeds.
(estava eu longe de imaginar que esta Língua seria a minha luta/desgraça na Faculdade)
Também considerados como primórdios da 'cena' Industrial ... aqui.

As manas Kim e Kelley Deal, tão lindas! Fiquei felicíssima por ter encontrado esta actuação na MTv, em 1993, no Tube que é a que tenho na VHS. Esta banda tinha uma pinta descomunal.
A actuação que eu acho tão fofinha da Divine Hammer e Cannonball ... aqui.

Mas que clássico, jasus! Não sabia que tinha isto gravado. Truth ... tell the truth! The truth motherfucker. Tell me the truth, tell me the truth ... the truth you sucker!
Ai a minha vida, mas que clássicozorro!
O video ... aqui.

E de repente ... aparece O melhor apresentador que a MTv alguma vez teve/terá, Mr. Ray Cokes (ou Roy Cakes como alguns telespectadores lhe chamavam). MTv's Most Wanted. Ai, que saudadonas deste programa ... do Goddie Bag, do Rob the Cameraman (qual Faísca do Curto Circuito), dos faxes que ele ia recebendo no decorrer do programa. Um verdadeiro pagode. Caramba ... agora bateu mesmo forte.
IMPERATIVO relembrar ... AQUI. (quase que chorei)

Sim, também tive a pancada Punk. (acho que rodei os 'estilos' todos) Sex Pistols, Dead Kennedy's, Exploited, Ramones ... sei lá.
C'mon Everybody com Sid Vicious (o homem do cadeado ao pescoço) ... aqui.

Esta é a imagem que sempre guardei do Unplugged de Nirvana (no final da Where Did You Sleep Last Night). (borro-me de maravilhada quando o Kurt inspira fundo, abre os olhos e ... night throuuuuuuuugh!) . Engraçado que já o andava a ouvir, porque descobri há uns dias na Fnac um livro do Kurt Cobain (Kurt Cobain Journals) que reúne uma porrada de fotografias de escritos dele. Afinal, tinha mais saudades do que julgava. E não é que o Unplugged está na MTV 2? No entanto, a minha música favorita não fez parte do alinhamento original ...
Would you like to hear my voice
Sprinkled with emotion ...

Oh Me ... aqui.

E pronto, a MTV 2 acaba com ... Nirvana ... ao vivo na Mtv em 1993. Qual fixação, meu deus. Está incompleto, mas sei que o gravei mais tarde noutra VHS.
Serve The Servants (tenho um fascínio por esta música, não me perguntem porquê) e Rape Me ... aqui.

Outros videos presentes na MTV 2:
Porno For Pyros - Cursed Female
Sonic Youth - Kool Thing (abri o link e reparei na bela galhofa do Thurston Moore com o Steve Shelley a apresentarem o video ... lindos!)
Jane's Addiction - Stop! (como eu vibro a ouvir a senhora a 'palrar' o início em espanhol ... Pero los queremos ...)
elastica - Stutter (a mana Martinha adorava este)

2 comentários:

Mónica disse...

Enquanto nas casas "normais" se assistia à telenovela, aqui era absolutamente sagrada a hora do Sr. Ray Cokes. Lembro-me bem do Goodie Bag, dos close-ups malucos, dos "wa-heys!", e dos cameramen Rob e Ben...Dover! :)

... Está visto que estou condenada a ter uma síncope nostálgica cada vez que visito o teu blog. ;)

Sara Lambelho disse...

Sabes, depois do concerto de Mudhoney, fiquei maravilhada contigo quando relembramos tantas 'manias' passadas que descobrimos ter em comum.
Há mais de dez anos atrás e a 300 Km de distância o amor e fascínio pela música foi (e ainda é) precisamente o mesmo.

Caramba ... diz-me lá como não é bom cruzarmo-nos com pessoas assim na vida?

Estes posts cheios de memórias só me trouxeram surpresas incríveis.

Beijo browniezado, miúda!