27 de janeiro de 2008

Today's forecast ...

Ora vamos lá aprender umas coisinhas.

Charleroi e a zona circundante têm um clima muito especial. Para além de estar um frio de rachar (com céu limpo arranha entre os 0ºC e 8ºC e com chuva entre 5ºC e 11ºC), uma das características climatéricas por estes lados é o vento. Imenso, imenso, imeeeeeenso! Descolagens e aterragens neste aeroporto, definitivamente, não são para qualquer piloto.
Felizmente, nunca tive a experiência de ser desviada para outro aeroporto devido ao mau tempo, mas ao que parece, sobretudo no Inverno, a situação é muito frequente.

Aterrar sentada no jumpseat da frente quando está vento ... meus amigos ... meus amigos. Primeiro, estamos virados de frente para os passageiros e, depois, as janelas permitem observar as variadas inclinações que o avião faz até tocar com o trem de aterragem no chão. Por vezes, dá-me a sensação que o avião se vai partir todo porque a inclinação é mais exagerada para um dos lados. Surpreendentemente (ou não), há pilotos que conseguem, nestas condições, aterrar com uma suavidade fenomenal sem que o avião 'saltite' ('a bumpy landing' como costumamos dizer).

Sustos à parte ... num destes dias, o Tupi enviou-me um e-mail interessante e muito didáctico sobre 'O que é a turbulência'.

Turbulência também é daquelas coisas bastante frequentes, sobretudo, quando se sobrevoa os Alpes ou Pirinéus.
(abro um parêntesis para vos dizer que sobrevoar montanhas proporciona a melhor das paisagens ... é uma coisa por demais. Brutalmente bonito e indescrítivel.)
Muitos passageiros não resistem aos 'solavancos' o que leva a uma distribuição quase em massa de sacos para o enjôo. :P

Para que se percebam bem as causas e efeitos, tirem dois minutinhos para ver a explicação que se segue. Eh uma animação, por isso, não eh maçuda.


Glossario:
Jumpseat -> assento duplo onde a tripulação se senta para descolar e aterrar. Num avião existem três: um na parte da frente (onde se sentam o N.1 e N.4) e dois na parte detrás (no da esquerda senta-se o N.2 e no da direita senta-se o N.3)

Sem comentários: