22 de abril de 2008

Linda Martini,
Adeus Tristeza

Nas últimas duas semanas, alternei incessantemente, no iPod, Mark Lanegan com Linda Martini.

Mark Lanegan, porque descobri em terras 'charleroenses' o meu ouvido gémeo ... a Sonia, polaca. Falarei dela, com todo o gosto, carinho e Amizade num destes dias.
E Linda Martini, porque ouvi em diferido (via tamagochi através da Patrícia) a Lição De Vôo N.1 do concerto de Odemira.

O video que se segue é de extrema importância para mim. Marca o dia em que ouvi pela primeira vez Linda Martini com ouvidos de ouvir ... de olhos deliciadamente agarrados à televisão. Lembro-me como se tivesse sido hoje.

Agora, a mais de 2000Km do meu maravilhoso e saudosíssimo Divani, é na cama do meu estúdio em Charleroi que tenho visto e revisto (sem me cansar, apaixonando-me cada vez mais e mais pela banda) o video da Adeus Tristeza ... qual afiada, certeira e implacável seta de Cupido que, nesse dia, tão atordoada me deixou. Ainda hoje aqueles minutos finais da música me contorcem o estômago quando se ouve o André (ainda longe do microfone) a iniciar o refrão.
Fui conquistada há oito meses ...
Tenho estado apaixonada por eles há outros tantos ...
Só me falta mesmo um concerto ao vivo para cair redonda no chão e morrer (ainda mais) feliz.

Onde todos os minutos de ruídos sónicos são para mim puras palavras, assim como, arrebatadoras melodias ... Onde o timbre de voz do André, juntamente com aquilo ele próprio escreve e a forma como o expressa, fazem com que a Língua Portuguesa seja brutalmente linda cantada ...
Senhoras e Senhores, uma vez mais neste blog (e pela milionésima vez no iPodinho assim como no Youtube) ... Linda Martini.

Adeus Tristeza
(Festival Paredes do Coura, 15 de Agosto de 2007)

6 comentários:

Sérgio disse...

Uma coisa te garanto, quando os vires num concerto a serio tipo, barzinho com 400 pessoas a cantar as musicas e tu a 1 metro da banda) morres de coração :O

Depois a amor é não haver policia vai ficar marcada para sempre no teu crânio... Ao vivo é qualquer coisa de inexplicavel, arrebatador, orgásmico....

Tenho esperanças que ainda possas assistir a um concerto desses, mas é cada vez mais difícil :X Eu tive a sorte de assistir a dois desse tipo, e já me sinto contemplado ;)

beijinho :)

Anónimo disse...

Olha minha Prima Cláudia e sê esposo Hélio!

São lindos!!! Depois de vê-los sim, vais ficar para lá de apaixonada com a simplicidade e beleza daqueles seres humanos do demo!

Bisous pa tu!

Monica disse...

É engraçado reler a tua descoberta de Linda Martini... O teu post original sobre eles, escrito há meses atrás, contagiou muita gente... Confesso que conheço muito, muito pouco sobre eles (e o pouquíssimo que ouvi não me marcou como esperava...) Mas as tuas plavras levam-me a não desistir, pelo menos até os ver/ouvir ao vivo... ;)

Cláudia Guerreiro disse...

Ahah!!Acabei de descobrir que todos lemos a tua descoberta na altura do paredes! Foi muito engraçado ler uma rendição daquelas!Ficámos todos felizes por saber que há gente que dá o braço a torcer. É normal que haja pessoas que não gostam!(estranho seria o contrário). Mas embirrar só porque sim, é chato. A tua review foi muito engraçada, e lembro-me perfeitamentre de chegarmos a um ensaio e comentarmos que tinhamos visto um blog de uma rapariga que se tinha rendido! :) Beijo grande! Vou ali comer uns chocolates, se é que me entendes...

Sara Lambelho disse...

Depois desse dia, deixei de ter motivos para não gostar de Linda Martini. Nos meses seguintes foi abusivo o grau de consumo ... que se tem prolongado até aos dias hoje.

Obrigada pelos beijos autografados.
Obrigada pela tarde de sumos de laranja e croissants no Chiado.
Vocês são lindos.
:)

Beijo gordo!

Anónimo disse...

A "Adeus Tristeza" (uma musica do ano em que nasci lol) é daquelas musicas tao poderosas que se tornam eternas..

Hoje digo sem qualquer reserva que gosto mais da versao dos Linda Martini!!

E para nao me esticar muito, digo apenas que os Linda Martini sao capazes de ser a melhor coisinha portuguesa que por aí anda de há uns 5/6 anos a esta parte..

P.S.E Paredes de Coura é "O" spot!! Vens este ano, Sarinha? (: