13 de junho de 2008

"Coisas grandes amarelas e roxas com janelas e que andam em cima de outras coisas compridas, que tocam em fios no alto.. e às vezes fazem trimtrim"

A morar há praticamente dez anos em Lisboa, acho que este foi o primeiro em que não estive presente na noite dos Santos ...

Saudades, só portugueses
Conseguem senti-las bem.
Porque têm essa palavra
Para dizer que as têm.

As pernas sentiram a falta de palmilhar Lisboa duas, três e até quatro vezes (às vezes) de uma ponta à outra ...

Não há verdade na vida
Que se não diga a mentir.
Há quem apresse a subida
Para descer a sorrir.

Faltou estar sentada no muro do Castelo de S. Jorge e contemplar a vista nocturna sobre a cidade ...

Do teu ombro vejo o Mundo, é Lisboa em todo o lado.

Senti falta de espreitar as quadras na banca dos manjericos, no Largo do Camões ...

O manjerico e a bandeira
Que há no cravo de papel —
Tudo isso enche a noite inteira,
Ó boca de sangue e mel.

Senti falta das multidões, dos esfreganços forçados e dos empurrões ... Do bairro da Bica e dos bailaricos ...

No baile em que dançam todos
Alguém fica sem dançar.
Melhor é não ir ao baile
Do que estar lá sem lá estar.

Sobretudo, das danças à 'prossional' com o meu Amizade ...

Meia volta, toda a volta,
Muitas voltas de dançar...
Quem tem sonhos por escolta
Não é capaz de parar.

Fizeram-me falta o vinho, a sangria e a cerveja ...

A vida é um hospital
Onde quase tudo falta.
Por isso ninguém te cura
E morrer é que é ter alta.

Da companhia dos amigos então nem se fala ...

Todos lá vão para a festa
Com um grande azul de céu.
Nada resta, nada resta...
Resta sim, que resta eu!

E hoje, enquanto sentia a falta disto tudo, coincidência ou não, recebo em muito boa hora duas imagens estupidamente lindas e quentinhas (responsáveis pela publicação deste post assim como pelo título mais comprido na história deste blog) ...

Depois do dia vem noite,
Depois da noite vem dia
E depois de ter saudades
Vêm as saudades que havia.

[ com o nome delicioso, "Coisas grandes amarelas e roxas com janelas e que andam em cima de outras coisas compridas, que tocam em fios no alto..e às vezes fazem trimtrim" x 4, por Vasco Bila ]

[ do mesmo e temporariamente sem nome ... já sabes o que tens de fazer, miúdo ;) ]

- Quadras ao Gosto Popular, Fernando Pessoa;
-
Lisboa (para quem não sabe, é a terceira cena a vermelho, a única que não é quadra, portanto), André Henriques.


p.s. Obrigada, Vasco. :)

7 comentários:

Navajovsky disse...

ò mulher,uma pessoa para de estudar o esquizofrenico apanhadinho e vem fazer uma pausa a ler o teu blog e tu lembras-te de pôr coisas exactamente dele?até parece que tas a dizer "oupas, deixa-te de coisas e vai lá majé fazer pela vida".

Eu também adoro essas coisinhas amarelas e roxas.Há lá maior fofurinha?

BEm,vou então fazer pela vida.
Beijinho,e pró ano se tiveres cá nas terras lusas fazes o dobro da festa pa compensar ;)

Vasco disse...

awwwww.... ;_; *melts*

*sigh*

e..e..fui mencionado num post de um blog, juntamente com os nomes de Fernando Pessoa e André Henriques(lol)... O_O ... incrível, os meus pais devem estar tão orgulhosos de mim... ^_^

e concordo com a navajovksy, próximo ano... fazes o dobro da festa! ;)

Beijocas***

p.s. - "(...) assim como pelo título mais comprido na história deste blog" ..hahaha lindo XD

Anónimo disse...

E foi a 1ª vez que eu fui aos Santos sem ti ... ;) Para o ano embebedamo-nos as 2! lol Beijinhos*

Sara Lambelho disse...

Borracho do nome russo,

Falo por mim ... Quando tive de estudar Fernando Pessoa, confesso que não lhe ganhei grande amizade. Mas depois ... pfff ... é brutal! O meu português favorito.

E sim, para o ano vingo-me ... e bem!

Miúdo da foto das coisas grandes amarelas e roxas e coiso e tal,

Eu avisei que haveria de usar e abusar das fotos.

Acho-as estupidamente lindas. Não sei se por ser Lomo, se por ser a cena dos 'carris' ou o dia dos Santos ... Wha-eva! Apaixonei-me por elas e com a tua simpatia, pronto ... era IMPERATIVO que ficasses cravado no 'quadro de honra', pronto!
:)

Um beijinho enOOOrme!

Priminha do coração,

Para o ano ... ME-DO!

Havemos de fazer por chegar ao ponto do 'És a minha prima tipo ídolo' em que a resposta será 'Oh, mas que bela escolha!' ... LOL

Aquele beijo e abraço para ti!

Vasco disse...

usas-te e abusas-te tu muito bem =)

acerca do nome da fotografia do péxe (sou algarvio ;) ) , ainda não pensei num.. mas quando olho para as sardinhas.. só me vem à mente os nomes "Beatriz" e "caracóis".. lol

isto porquê... andavamos nós lá em alfama às tantas da manhã, quando decidiu-se ir comer sardinhas, não sei porquê mas o André tinha uma certa preferência das sardinhas da "Ti" Beatriz(seja lá a senhora quem for).... durante o percurso lotado e perdidos em algumas ruas.. o belo do André lembra-se "epá!!agora ia era uns caracóis!!o que é que dizes??"...

enfim...nisto tudo.. não comi caracóis.. e da Ti Beatriz só vi farturas =P

Beijocas*******

Sara Lambelho disse...

Que bonito ... É por essas e outras histórias assim tipo 'non-sense' que eu adoro os Santos!

E ando doida para comer caracóis com uma bela de uma 'pretinha', numa esplanada, num fim de tarde bem quentinho, com boa companhia recheada de conversas parvas.

No início não, mas agora que estamos praticamente no Verão, sinto uma falta estúpida do sol!
:|

Oh well ... a ver se apanho um dia assim dia 28, em Leiria.

Vasco disse...

claro... um viva para as conversas parvas e "non-sense"!!!! =))

e sim... esplanada, num fim da tarde bem quentinho, com boa companhia recheada de conversas parvas... é um momento perfeito...só é pena não haver muitos momentos desses .. (falo aqui do meu lado) <_<

e.. menina pardalita, vais voar por estas bandas??
muito bem =)).... férias??

**********