13 de setembro de 2007

Oh Captain, my Captain ...

I went into the woods because I wanted to live deliberately. I wanted to live deep and suck out all the marrow of life... to put to rout all that was not life; and not, when I came to die, discover that I had not lived.

E pronto ... ontem à hora do almoço o meu irmão Miguel tropeçou no canal Hollywood e era este o filme que rodava. O meu favorito ... de ontem, de hoje e de sempre. O mais introspectivo, inspirador e libertador de todos. Está para mim como o Top Gun está para o meu irmão.

Não me considero chorona quando confrontada com filmes realmente lamechas ... Mas este ... neste perco a vergonha por completo e não me lembro de NÃO ter vertido lágrimas nesta cena uma única vez que seja.

Hoje, bastou escrever 'Dead Poets Society' no YouTube e a primeira hipótese é mesmo Aquela cena do filme ...

Todd Anderson (Ethan Hawke): Oh Captain, my Captain ... ?
(aquele momento instrumental tão intenso enquanto os piquenos sobem todos para a secretária e, no final ...)
John Keating (Robin 'O Maior!' Williams): Thank you, boys ... Thank you.

Todo o filme está recheado de citações maravilhosas dos autores estrangeiros pelos quais eu nutro profunda paixão ... Shakespeare (este é mesmo amor profundo), Whitman, Lord Byron e David Thoreau.

Há os poemas que entram no filme ...
E há os diálogos e monólogos que sei de cor por serem tão verdadeiros e incisivos.

Acho este diálogo entre professores lindo ...

McAllister: "Show me the heart unfettered by foolish dreams and I'll show you a happy man."
John Keating: "But only in their dreams can men be truly free. 'Twas always thus, and always thus will be."

* * *
Carpe Diem

11 comentários:

bone daddy disse...

Está lá em cima, no topo da minha lista. Pele de galinha do princípio ao fim...

"Truth's like a blanket that always leaves your feet cold."

pessegopensador disse...

a par deste filme encontro o "meet joe black" e o "o bom rebelde" q fazem renascer uma força dentro de mim, apesar de cada uma deles abordar diferentes temas.

como tu, as lágrimas também a mim fogem cada vez que vejo este filme.

"my name is Nuanda"

mas eu sou o zip
***

dvaz disse...

Ainda o lá tenho, gravadinho em formato BETA. :-)
Gosto muito!

Sara Lambelho disse...

bU
No ciminho da prateleira ... Naquela que nem em bicos dos pés se consegue lá chegar. :)

Zippinho
'Damn it, Neil ... the name is Nuwanda'

Amizade
Beeeeeeeeeem ... eu tenho em VHS, mas versão Beta é muito à 'frente'!
Beija gorda!

Father R. Filipe disse...

Oh Captain my Captain....provavelmente uma frase bastante gay lolol

Vá estou de mau humor...ou não :P

Sara Lambelho disse...

Tonto ...

Mónica disse...

Foi este filme que despertou a enorme paixão que ainda hoje sinto pela literatura norte-americana - Frost, Emerson, Thoreau, Whitman - e dele retiro um poema que ainda hoje me acompanha:

...
"Somewhere ages and ages hence:
Two roads diverged in a wood, and I—
I took the one less traveled by,
And that has made all the difference."

:)

Father R. Filipe disse...

Tonto? Dizem que sim....mas até gosto....

Sara Lambelho disse...

Lindo, Mónica ... imansamente bonito.

That the powerful play goes on, and you may contribute a verse.
'uncle' W.W.

Graças a tanta variedade de amigos que já contribuiram com um verso na minha Vida, detenho muito orgulhosamente um poema encantador.
:)

(ui que estou inspirada)

Anónimo disse...

Lembro-me de ver este filme pela primeira vez numa aula (de portugues ou ingles não sei) praí no 10º ano.....uma das turmas mais vandalas da escola secundária ficou de boca aberta e ninguem foi capaz de dar uma sequer boca foleira com o fim do filme.....

um hino à liberdade e à indomável imaginação do ser humano.....

CARPE DIEM.... para sempre sem qualquer tipo de dúvida!


obrigado por me recordares isto :)


Solf

IS disse...

tambem vi filme no hollywood, nunca e demais!