18 de janeiro de 2008

Hábitos

Estou há três semanas em Charleroi e não tenho a certeza se o tempo está a passar depressa. Olho para trás e sinto que já cá estou há uns dois meses. Será certamente devido à intensidade e ao aprofundamento das novas (e tão multiculturais) amizades.
Alguns belgas, muitos italianos e polacos, outros tantos espanhóis e agora ... sete portugueses.

Num destes dias, estava deitada de papo para o ar na cama a ouvir Become Not enquanto as núvens e o frio faziam das suas na rua. Mentalmente, comecei a recordar hábitos e rotinas que tinha em Lisboa e no Fundão. Tardes de leitura e alguma escrita na esplanada do Pão de Canela, brownies com amigos no Hard Rock, pequenos-almoços e lanches na Avenida de Roma com a Patrícia, petiscadas no Verde Perto com o meu Amizade, noitadas no Bairro Alto, um cafézito no Magnólia do cinema Londres, grandes sestas no Divani, tardes de Domingo no sofá da Quinta, rambóias com os fundanenses à porta do Sopas, dois ou três dias seguidos de sol, enfim ... hábitos ... dos quais estou temporariamente privada.
Entretanto, ontem apercebi-me que já tenho cerca de vários hábitos 'chareloenses' dos quais me vejo a ter grandes saudades quando partir.

Fotografei os momentos ...

Começa com este, um café-restaurante todo pi-pi chamado Luxembourg. Foi o primeiro, e único (diga-se de passagem) que eu e a Elsa encontrámos onde se serve café como deve de ser e onde (no segundo andar) é permitido fumar.
à terceira ou quarta vez, ficamos deliciadas quando o empregado perguntou se iamos beber o costume ... 'un café petit petit petit (que foi a forma que a Elsa arranjou para pedir um café curto) et un cappuccino italien, c'est ça?'. 'Oui! C'est ça!', completamente maravilhadas.
Um pormenor maravilhoso para estas zonas é que, tanto o café como o cappuccino, vêm sempre acompanhados com uma bolacha de chocolate. Adoro!

Até me babo com este. 'Cornet de pate Napoli avec fromage pecorino'. Quem me conhece sabe o quanto eu amo comida italiana. Não enjoo massas e pizza por nada deste mundo e quando a vontade bate no estomâgo, lá vai a Sara à pequenita Anna Pizzeria aconchegar-se com um 'copo' destes. É delicioso!
Um dos meus objectivos é sair de cá a saber falar Italiano (o básico, claro). Toda a estrangeirada que está cá há mais de cinco meses já se desenrasca com os passageiros e eu fico louca sempre que os oiço falar.

Chega a noite e lá vamos nós ao Irish ter com a rapaziada toda. Para já, daqui do Aparthotel, ainda levamos uns cinco minutos a chegar até lá, mas no fim do mês, o Irish vai estar praticamente ao virar da esquina. Já arranjamos casinha, mas isso fica para outro post.
'Coffee and a half pint Guinness, please'. Se há coisa que adoro é, enquanto bebo o café, é ver a Guinness 'cooling down'. E meus amigos, estou a tornar-me numa verdadeira pro, tal é o hábito de beber Guinness (que é bastante trepadora, mas em dia de noitada já consigo aviar umas quatro ou cinco), que posso dizer que estou a prestes a dar o passo seguinte ... 'pint Guinness'. Sim, um balde gigante daquela cerveja que eu tanto adoro e que só me faz lembrar o Ricardo em Monte Gordo.

Outras rotinas que me ajudam no equilíbrio é a sessão de cinema aqui em casa. A Elsa trouxe o disco rígido com uma porrada de filmes e séries. Fazemos questão de ter pipocas e tudo!

E agora que olho para as horas, reparo que já devia de estar deitada e no terceiro sono, porque vou voar às 05.30 da matina. O 'menu' diz que vou a Pisa e Turim com um dos N.1 que eu mais adoro, o Aleksandr que é Russo, já rodou umas quantas Bases, tem um sotaque todo 'Liverpool' e para mal dos meus pecados é bem engraçado mas é gay (assumido). Faz sempre o mesmo comentário sempre que se embebeda ... 'I'm completely wasted'.
Brevemente, publico um post sobre as amizades Ryanair que já tenho por aqui. Estou só a tentar recolher imagens. ;)

2 comentários:

Anónimo disse...

É tão, mas tão bom sentir-se assim... Feliz!
Voa Andorinha!
Luv ya!
:*

Anónimo disse...

http://images.google.com/images?svnum=10&um=1&hl=pt-PT&client=opera&rls=en&q=pint+guinness&btnG=Procurar+imagens

:D