15 de fevereiro de 2008

The presence of Beauty ...


Falar desta pardalita é sempre complicado, porque a nossa Amizade tem qualquer coisa de parvo. Mais complicado se torna quando relembro tudo o que já fez, tudo o que faz e que tenho a certeza que fará por mim para o resto da minha Vida. A única incerteza é sempre o que ela É CAPAZ DE FAZER e COMO.

Num telefonema há umas três semanas antes de eu fazer vinte e oito anos (sim, eu sei que aparento muito menos ... é o que toda a gente diz), sondou o meu calendário de vôo e ao perceber que eu estaria de folga no meu aniversário, não esteve de modas e avisou que me viria visitar. Três, quatro dias? Wha-eva! Desde que me apertasse os ossos, tanto lhe bastava.
Anda vem, gaija! Hei-de receber-te com uma pint de Guinness na mão, porque um abraço é muito apaneleirado.
Depois de uma semana em pura excitação e ansiedade (e também uma grande lista de coisas para ela me trazer ... 1ºOBRIGADA!), não a recebi com uma Guinness, mas sim com umas três horas de 'atraso' porque fiquei presa em Bolonha devido a um passarito/passarão que tinha sido sugado para um dos motores aquando a aterragem. Quando cheguei a casa não tinha uma Guinness para a receber, por isso, apertei-lhe os ossitos todos como se não a visse há mais de dez anos.
Passada a paneleirice, e comigo ainda 100% fardada, a piquena começa a desempacotar as coisas que lhe tinha encomendado (2ºOBRIGADA) ... t-shirts (porque no Irish, às vezes, está muito calor); almofadas com fronhas de Lisboa (sim, almofadas e sim, fronhas de Lisboa); a capa do edredon que tinha na Quinta (não imaginam como este pormenor me 'aconchega'); um manual para aprender Italiano; a 'fotografia' que eu tanto adoro do Jeff Buckley (um mini-poster do Eddie Vedder com o Mike McCready já cá estava e eu não sou ninguém sem este tipo de imagens à minha volta); os ténis de corrida (que os hei-de calçar num destes dias); o meu maravilhoso e indispensável incenso Nag Champa (para me sentir como se estivesse num par de sítios em Lisboa) e mais qualquer coisita.
Pronto, isto foi o que me pediste. Agora vou dar-te o que EU trago para ti.
Me-do! (como disse, nunca sei do que é capaz de fazer, porque consegue ser SEMPRE uma autêntica caixinha de surpresas)

A excitação dela era tanta que acabei por deixar-me ficar 100% fardada.

Primeiro, dá-me para a mão um Moleskine que comprou e escrevinhou durante a viagem de avião para eu ir preenchendo até que nos encontremos outra vez. É daqueles que ela gosta ... sem linhas, para escrever na medida 'dela' e não da 'dos outros'. (3ºOBRIGADA
;o)
(será continuado, Pequenina)

Segue-se uma polaroid do vinyl dela do No Code de Pearl Jam, a 'Around The Bend' que tem uma onda azul. Tinha-lhe pedido que trouxesse a minha (para ter uma 'imagem' do mar), mas esqueci-me que já a tinha oferecido.
Não satisfeita, ofereceu-me a dela com uma mensagem maravilhosa. (4ºOBRIGADA)

A seguinte ... Num dia em que soube que ela ia ver Hi-5ive com elementos da minha Jammely, pedi-lhe que eles escrevessem qualquer pateguice numa folha para eu os ter sempre por perto.
Não satisfeita, traz-me a setlist dessa noite assinada não só pela Jammely, como também pelos próprios Hi-5ive e ainda, por alguém de quem eu gosto imeeeenso que, por acaso, os tinha ido ver nessa noite a'Os Templários.
Resultado: nózinho na garganta da Sara a desfazer-se completamente.
(5ºOBRIGADA)

Espera, o melhor vem agora ... Deixei o que vais achar mais importante para o fim.
Me-do!
Na noite d'Os Templários, perdi a vergonha na cara e pedi (por iniciativa da própria, note-se) uma coisa ao João Pedro (que entre outras coisas para mim, é também vocalista dos Hi-5ive e a doçura dos Become Not que eu tanto oiço à noite aqui em Charleroi ... para não falar em Instead) ... E o resultado foi para além daquilo que eu estava à espera. (e aqui já tinha a pulsação a mais de 130 batimentos por minuto)
Abriu um saco e puxou qualquer coisa (grande) na qual as cores me eram extrema e calorosamente familiares. Olhei com mais atenção e ... deixei de respirar ... gelei ... morri ... e desatei a chorar ... soluçando com-pul-si-va-men-te!
Não acredito! Eu não acredito! Oh pah tão linda ... que coisa tão linda! Não acredito! Tão lindo o que eles fizeram ... as minhas duas andorinhas mais lindas. Não acredito. Tu és doida, miúda. Fogo ... parvalhona, és tão linda! (tudo isto acompanhado com lágrimas e abraços ... e não tenho vergonha de o dizer) (6º e obeso OBRIGADA)
Com 'Ela', vem uma frase ... O sonho é o vôo da mente. Sonha, andorinha ...


E enquanto escrevo este parágrafo, tenho a plena consciência de que já ouvi a I Am Right de Become Not uma boa porradona de vezes. Porque é linda, porque é fabulosamente bem cantada, porque a letra foi minuciosamente bem escrita e c'agora está 'pendurada' ao lado da fotografia, porque faz todo o sentido, porque me lembro de vocês ... Dassss, adoro os 'pensamentos' do Eddie Vedder, mas esta letra está a anos luz de cerca de muitas e variadas músicas dele, porque é tudo o que eu sou de há uns tempos para cá.
(OBRIGADA aos dois e 7ºOBRIGADA a ti)

Como as Guinness que bebeste cá, you're ...
-> pure Magic
-> pure Sweetness
-> pure Self-Giving
-> pure Friendship

E como escrevi no teu maço de tabaco ...
'Saudade pode provocar morte lenta e dolorosa. Mas não contigo.'

8ºOBRIGADA e ... Adoro-te!

p.s. O post das surpresas do meu aniversário também há-de sair. Cada coisa a seu tempo ... disponibilidade ... e disposição.

3 comentários:

Anónimo disse...

Não é tarefa fácil, mas mais uma vez, e como só tu sabes fazer, acabaste de me dar cabo da "compustura" de malvada... Não sei que te diga, senão o que te disse no fim de te entregar todas as pequenas coisas que te levei (para além de mim, própria, que também me arrumam em qualquer gaveta de peúgas): Isto é quanto eu gosto de ti. É o tamanho (se é que o posso medir) da amizade que te tenho.
Sou má como as cobras, nada de confusões. Raramente dou abracinhos, e muito menos manifestações públicas de afecto, mas... Aqueles de quem realmente gosto, têm tudo, mas tudo de mim. Estes são os meus abracinhos, os meus beijos repenicados nas bochechas... É esta a forma que tenho, que encontro para dar um bocadinho do meu coração aos que mais amo nesta vida. Os meus pais, os meus amigos, são a parte mais importante de mim. Tu sabes muito bem o papel que ocupas na minha vida, o quanto gosto de ti e o "tamanho" da amizade que te tenho. Que temos uma pela outra. Sim porque isto tem dois caminhos e tu também fazes das tuas! =)
Faria tudo de novo, nem que fosse para ir e vir no mesmo dia, nem que fosse só para te dar um abraço e vir embora.
Valeu mais que a pena! Dou um bracinho para te caçar um sorriso, e nestes dias, posso dizer com orgulho que cacei vários (fogo, sou muito boa nisto! :D ).
Nunca estamos longe, temo-nos no coração uma da outra, portanto, isto foi só uma visita, só mais um passeio, uma parte da viagem juntas.
Daqui a um bom par de anos, havemos de ler isto, o Moleskine e mais uma série de notas que fomos deixando aqui e ali, juntas, e com certeza iremos sorrir.
Como dizia a minha avó Aurora (linda senhora que me deu a mãe Jacinta), "cada um tem aquilo que merece". E assim sendo minha amiga, de mim, só tens aquilo que mereces! A minha amizade, da única forma que ta sei dar, com toda a honestidade, com todo o coração.

Arde um pauzinho de incenso aqui no escritório, e como em várias outras pequenas coisas que estão aqui por casa, estás aqui agora bem pertinho, como eu estou aí no teu estúdio junto de ti.

Os anos que temos pela frente hão-de trazer mais viagens, mais sorrisos, e também choros. Abraços e vigorosas palmadas nas costas. :)
Hão-de trazer tudo aquilo que compõe uma amizade verdadeira, como esta que temos.

Voa Andorinha. Sonha e persegue os sonhos. Estarei sempre, não aqui, mas aí, junto de ti, em dias solarengos como os de Portugal, ou frios e enevoados como os da Bélgica.

Adoro-te Patêga.

P.S.: Em breve, havemos de nos ver de novo, até lá, quando a saudade apertar é fechar os olhos e lembrar estes e outros momentos!

Sara Lambelho disse...

Como eu te disse uma vez ... a friend is someone who knows the song of your heart ...

E tu sabe-la muitíssimo bem ... até enerva.

xxx

Anónimo disse...

"até enerva"... lá está: MÁ CO-MO AS CO-BRAS!!! ESPALHAR O MAL!! LOL

******