14 de fevereiro de 2008

Today, I scraped the sky ...

Antes de escrever cerca de variadíssimos posts sobre o fim-de-semana especial que passou, preciso de partilhar o cansaço abusivo que carrego. São precisamente quatro da manhã e, sim, já devia estar mais do que a dormir ... mas não estou. Não, não cheguei de uma noite de rambóia no Irish, ou de uma festa de aniversário no The World. Acabo sim de chegar de um looooooooooooooooooooooongo dia de trabalho.

Saí de Charleroi com um sol a rasgar o nevoeiro e cheguei fresquíssima (até porque esteve um frio do catano) ao aeroporto às duas da tarde para fazer um Girona-Treviso (Veneza). Entro na Crew Room e ...
Saaaara!
E com um abracinho apertado, recebo as 'Boas tardes' do Samuel.
A segunda pessoa que me saca um sorriso é o Aleksandr ... a passarinhar de um lado para o outro com a sua maravilhosa e gay disposição.
Coisa mai linda! (digo para mim)
Hi, Gorgeous ... How are you, Love? (digo-lhe enquanto o cumprimento com dois bem apetecidos beijinhos ... Adoro ser fofinha com ele)
E com o seu 'accent' que ganhou por ter vivido uns tempos em Liverpool ...
Well, I could be better. Have you noticed that there isn't a single aircraft outside?
[Uéa, ái cud bi bétah. Év i'u nôtiss déh dér'izent a singuêl ércraft áutsáide?] (e manda uma risadinha)
No! ... They haven't landed yet? Don't tell me it's because of the fog! (condição climatérica demasiado habitual por estas terras) ... (a resposta que obtenho é uma gargalhada e não uma risada)
No they haven't ... They had to divert to Lille (França, portanto). Giuseppe just called Juan Jo saying they were stuck there because is to foggy here.
Fuuu**! And now what? (pergunto-lhe)
... and now we wait for Dublin to decide what to do.
E com isto, poisei a minha pochete e fui fazer um café. Entretanto, a sala acumulava tripulação.
Longa se tornou a espera até que, depois de duas horas de rambóia na Crew Room, fiquei a saber que iriamos de táxi até Lille para pegar no avião, mas sem saber muito bem o que se iria fazer a seguir. Foram quase duas horas de caminho, vá. Chegamos a Lille e ... Com'é agora?, perguntei ao Aldo que é um Co-Piloto super engraçado. Mora em Jumet com o doido do Felice (aquele italiano de que vos falei que é um autêntico ninfo-maníaco), por isso estão a ver a pinta do homem. De repente, dos quatro sectores iniciais que seria suposto fazer, os pilotos fizeram as contas às horas de vôo e, noves fora nada, ... We will only do one sector. We will pick up the passengers in Treviso (o que significa que iamos fazer uma viagem com o avião vazio até lá) and we won't land in Charleroi because the weather won't improve. So, we're landing in Liège and take another taxi from there to Charleroi ... are you excited?
'Tão não? E lá fomos nós.
A parte boa ... excelente, tão oportuna e animadora foi que o Comandante convidou as tripulantes mais piquenas (eu e outra piquena, portanto) a fazer a descolagem em Lille ... e a aterragem em Treviso.
:o)
Uma experiência e tanto, meus amigos. E sobrevoar os Alpes de noite com todas aquelas luzinhas das estâncias de ski, inclusivé ver umas quantas pistas de ski nocturnas? ... Dasssss! Coisa mai linda! Uma lua fantástica ... E ao olhar para as estrelas lembrei-me imediatamente da mãe Jacinta (a mãe da Patrícia) que antes de eu partir para Charleroi, pediu-me 'Depois diz-me como é o brilho das estrelas lá em cima. Não te esqueças, sim?' ... Pois bem, mãe Jacinta, lá em cima (e através do cockpit) o céu é MÁGICO!
Enquanto as restantes meninas faziam uma sesta e os pilotos se divertiam a pôr música e a transmitir 'ressonanços' para a cabine, eu sentei-me à janela e fiz este video ...


Depois, infiltrei-me o resto do vôo no cockpit sossegadinha a deslumbrar-me com a paisagem enquanto os pilotos voavam a nossa 'andorinha mecânica'. Segue-se a aterragem feita pelo Co-Piloto Aldo. Muito mais excitante que a descolagem. Parece que vamos cair a pique no meio da pista, ou que o avião está a fazer o pino. Adorei!

Em Treviso (Veneza), embarcámos os passageiros e siga p'a bingo que isto não é vida para ninguém e tanto tripulação como passageiros só querem que o dia acabe.
Aterramos com um denso nevoeiro graças às mãozinhas de ouro do Comandante Olivier em Liège era quase meia-noite, mas esperamos uma eternidade para desembarcar os passageiros. O aeroporto de Liège é etremamente pequeno. Tão pequeno que só tem um autocarro e, como se não bastasse, havia mais quatro aviões à espera (dos quais dois deles pertenciam à Base de Charleroi). Cinco viagens (de autocarro até à porta de desembarque) depois, fechamos o avião e já tinhamos o taxi à nossa espera. Chegamos ao aeroporto de Charleroi eram umas duas e muito da manhã.

Lá, fez-se a bela da chamadinha ao taxista favorito de todos os Cabin Crew (mas mais favorito ainda meu, Raquelinha e Elsa há muito mais tempo que os outros), o Franck. Fala Inglês, faz uns preços muito baratinhos, mas acima de tudo, é uma jóia de homem.
Franck, can you pick me up at the airport?
Of course, Princess (sim, é assim que ele me chama ... e só a mim!) ... for you, two minutes and I'll be there.
Dassss, nem acredito, vou para casa finalmente!
Ao sair do táxi ...
Hey, I have something for you that I bought in France for your birthday.
(foi passar o fim-de-semana a França porque tem lá família)
I read your text message on my birthday ... Come on Franck, you shouldn't ...
O homem abre a bagageira, tira o meu trolley e saca de uma garrafa de vinho tinto da região de Bordéus ... La Croix du Prieuré de 2002.
It's good wine, you know?
'Wha-eva!', dou-lhe um abracinho e um par de beijos e ... aqui estou eu.
São cinco e meia da manhã e vou estar em Home Standby.

p.s. Feliz Dia dos Namorados ... para quem o/a tiver. :o)

6 comentários:

Anónimo disse...

Oh my God!
Fiquei completamente addicted to this blog! A-do-ro! Quero asas, pá! Este ano, espero eu, vou direitinha para o Cabin Crew Recruitment da Ryanair no Porto. Nem posso esperar! Não posso ir já para o deste mês porque estou a trabalhar num daqueles aborrecidos das 9h ás 18h, e tenho que comunicar a minha saída com 1 mês de antecedência, não fui a tempo... =(
Anyway, adoro ler os teus posts.
Kiss kiss
Flávia, Cabin Crew Wannabe =D
neladen2@hotmail.com

Anónimo disse...

ahhhhhhh... adoro suas historias!!!
tantas saudades de vc minha linda!!!
tenho certeza que um dia nos encontraremos novamente!!!
beijokas menina!
Takeshi

Sara Lambelho disse...

Flavia
Se há coisa que a Ryanair não se tem cansado de fazer é formações ... andam completamente loucos (e cheios da guita que não partilham c'a gente). O Porto num curtíssimo espaço de tempo fez umas quatro formações, por isso, fica descansada que não deixas escapar a oportunidade.
:o)

Takeshinho ... qui lindo!
Pô cara, 'tou com uma saudadji sua que vou-te contar ... As suas gargalhadas e abracinhos. Ai qui lindo!

Beijo grande meu amor!

Anónimo disse...

Ai Sarinha...quem me dera! Já cá não vinha ler as tuas aventuras :P há muito tempo...e estou deliciada! (devia estar a estudar perturbações do desenvolvimento...) eheh O que eu dava por descolar/aterrar no cockpit de uma dessas andorinhas mecânicas...pode ser que o Miguel deixe um dia destes.. :D Beijinho

Anónimo disse...

Paulinha :P

Sara Lambelho disse...

Beijo gordinho, priminha linda.
xxx